Contabilidade para Concursos: Dicas de Como

O mercado de trabalho no Brasil não costuma oferece as melhores oportunidades, principalmente para quem não tem experiência, por essa razão muitas pessoas procuram aprovações nos tão sonhados concursos públicos.

Porém, diversas provas exigem um conhecimento de contabilidade, e é aí que muitas pessoas começam a se desesperar, ainda mais aquelas que não possuem tanta familiaridade assim com a matéria.

Entretanto, se é a estabilidade através de concurso público que você deseja, o jeito é encarar esse desafio da forma mais proveitosa possível.

Você não deve encarar a contabilidade como um bicho de sete cabeças, pois se você tiver essa visão, ela realmente vai acabar se tornando difícil para você.

Sabendo dessa dificuldade que muita gente tem quando o assunto é contabilidade para concursos, separamos algumas dicas para você otimizar o seu estudo, além de uma lista com os assuntos mais cobrado nessa matéria.

Ficou interessado? Veja então neste artigo dicas de como estudar contabilidade para concursos.

Dica de Como Estudar Contabilidade para Concursos

1. Leia o edital

Para você conhecer o assunto que vai cair na prova de contabilidade é necessário que você, primeiramente, leia o edital por completo.

Geralmente os assuntos mais cobrados são referentes a Contabilidade Geral e Contabilidade Pública.

Essa recomendação parece bem óbvia, mas acredite, têm pessoas que simplesmente estudam coisas que não tem ligação nenhuma com o que será cobrado na prova.

2. Deixe de lado os livros acadêmicos

Muita gente cai na besteira de estudar contabilidade para concursos através de livros acadêmicos, o que dificulta ainda mais o entendimento da matéria.

Além disso, muitos livros de faculdade não tem os assuntos que vão realmente cair no concurso público.

Assim, você pode optar por adquirir apostilas voltados exatamente para concurso que irá fazer. Outra opção é fazer algum curso online específico para matéria de contabilidade.

3 . Entenda que é uma matéria complicada

Muita gente empaca no momento de estudar contabilidade, pois acha que é muito difícil compreender todo o funcionamento da contas e acaba deixando de lado.

A verdade é que esse matéria é realmente complicada para quem não é da área. Então já comece estudando sabendo disso, mas se sinta incapaz por não conseguir entender os assuntos logo de início.

Encare essa dificuldade como algo perfeitamente normal, pois aprender contabilidade requer um conhecimento e que não dar para ser adquirido de forma tão rápida.

4. Conheça a banca examinadora

Cada banca tem um estilo diferente de cobrar contabilidade na prova, por isso é importante que você conheça aquela que irá elaborar a prova que você irá fazer.

Com esse conhecimento, você já estará familiarizado com as pegadinhas e maneiras de elaboração de questão que cada banca possui.

5 . Resolva questões

Para ganhar agilidade e conhecimento, não esqueça de fazer as questões da contabilidade para concursos.

Além disso, sempre que possível realize simulados, tudo isso é importante para a maior fixação do conteúdo.

6. Estude contabilidade de maneira frequente

É preciso começar a estudar contabilidade o quanto antes e de maneira frequente, assim você ira adquirir o conhecimento básico e precisará apenas reforçar.

Lembrando também que 3 ou 4 meses não é o suficiente para fixação de um conteúdo tão complicado quanto esse, por isso não espere o edital ser lançado para começar a estudar.

Conteúdos de Contabilidade Mais Cobrado em Concursos

Contabilidade Geral costuma ser a matéria de contabilidade mais cobrada em concursos públicos, por essa razão separamos os conteúdos dessa área que mais caem nas provas desse segmento.

1. Conceito de Contabilidade

O conceito de contabilidade é um dos assuntos que mais cai nos concursos. Inclusive, esse conteúdo é até mesmo cobrado em concursos da área jurídica.

Claro que a questão não vem perguntando de forma direta o conceito da contabilidade, são cobrados definições, objetivo e finalidade; tudo isso totalmente contextualizado.

2. Patrimônio

O estudo do patrimônio é dos principal objetivo da contabilidade, por esse motivo esse é um dos assuntos mais cobrados nas provas.

Lembrando que esse termo patrimônio, refere-se ao conjunto de Bens e Direitos e Obrigações.

Logo é importante que uma boa parte do seu estudo seja direcionado para esses temas.

3. Princípios Contábeis

Os 6 princípio contábeis são bastante cobrados nas provas, então você precisa focar os seus estudos também nesses princípios. São eles: entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competência e prudência.

Geralmente as questões que envolvem esses princípios baseiam-se em situações fictícias, é necessário que você conheça as aplicações possíveis de cada um, além do conceito.

4. Plano de Contas

O plano de contas também entra na lista de assuntos que mais caem nas provas.

Você precisa saber o conceito e os objetivos do Plano de Contas, além de também de saber quais são as contas que fazem parte de um Plano de Contas..

5. Teoria das Contas

Teoria das Contas sempre cae nas questões de concurso público, então é necessário que você estube bem esse assunto.

Mais assuntos!

Além de todos esses assuntos, alguns conteúdos da contabilidade também são figurinhas carimbadas nos concursos:

  • Origem da contabilidade moderna;
  • Cenário brasileiro atual;
  • CPC;
  • Mudanças na legislação contábil.

Claro que todos esses assuntos mudam de acordo com o nível do concurso e do cargo, mas de forma ampla, quando se fala em contabilidade geral, esses são os assuntos que mais caem nas provas.

Conclusão

Entender contabilidade é uma tarefa que requer bastante atenção e dedicação da sua parte e tudo isso pode ser alcançando através de um estudo otimizado, seguindo as dicas.

Além disso, você também precisa estudar os assuntos certeiros, isso evita que você perca tempo com conteúdo que nada têm a acrescentar para a sua aprovação.

Nesse artigo, você já teve um direcionamento de quais assuntos precisa focar.

Banner AcitonPro

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu