Como Estudar para Concurso Público Sozinho: 8 Dicas Essenciais

Conquistar uma aprovação em um concurso exige que você seja bastante dedicado e tenha disciplina, para isso é comum recorrer a cursinhos preparatórios.

Porém, nem todo mundo dispõe de dinheiro para isso, logo é preciso estudar para concurso público sozinho e isso costuma ser um grande dificuldade para muitas pessoas.

Isso acontece porque estudar sozinho demanda uma dedicação em dobro do candidato, pois é preciso todo um esforço para pesquisar e organizar o material para estudar, além de tentar não perder o foco.

Sua preparação deverá ser mais intensa e como mais disciplina que a de outra pessoa que esteja fazendo um curso preparatório.

Além disso, é importante que você não se preocupe tanto com a concorrência, pois muitas vezes as pessoas que estão fazendo um cursinho não sabem aproveitar a oportunidade que elas possuem.

Em razão disso, tudo depende da sua dedicação, trouxe 8 dicas que irão lhe ajudar nesse processo de se dedicar a estudar para concurso público sozinho.

8 Dicas de Como Estudar para Concurso Público Sozinho

Seguindo essas 8 dicas suas chances de ser aprovado irão aumentar bastante.

1. Leia o Edital

Estudando sozinho ou não, a primeira coisa que todo candidato deve fazer é ler o edital do concurso público que irá fazer, isso oferece diversas vantagens para você.

No edital, você encontra todas as etapas do concurso, data das provas, cronogramas, prazo de entrar com recursos, além de todo o conteúdo que irá cair, juntamente com a bibliografia recomendada.

Ao ler o edital você fica ciente dos critérios de desempate, conhece as condições de inscrição, o tempo de realização da prova e tudo mais que seja referente ao concurso público.

Para estudar para concurso público sozinho essa é uma etapa que você não pode pular, pois através dela você obtém vantagens sobre os demais concorrentes.

2. Procure Materiais

A maior dificuldade de estudar para concurso público sozinho é a procura de materiais que sejam realmente relevantes, pois é necessário que você perca um certo tempo tentando encontrar os materias que tenham o conteúdo para o concurso.

Todo material que você usar para estudar deve estar atrelado as condições do concurso, por isso é importante ler o edital, lembra da nossa primeira dica, não é?

Se você não tem nenhum conhecimento do conteúdo que irá cair na prova, comece então pelo básico, passando por todas as matérias introdutórias, isso demanda um pouco mais de tempo, mas é uma forma melhor começar a estudar.

Mas, onde procurar material relevante? Você pode vasculhar a internet, ir em biblioteca pegar livros, pedir para amigos ou conhecidos que são concurseiros..

Vale pesquisar em PDF, assistir videoaulas no YouTube e tudo que venha ajudar na sua preparação.

3 . Tenha Metas

É importante que você saiba para qual concurso público pretende ser aprovado. Ter uma meta em relação a isso faz uma grande diferença na preparação como um todo.

Ao ter uma meta em mente, você se dedicará a estudar sozinho para o concurso público focando nos assuntos referentes aquela prova específica, levando em consideração área, salário e afinidade.

Logo, todo concurso na mesma área que aparecer, ficará mais fácil consegui a aprovação, pois você estará alinhado ao que você deseja e o assunto estudado não irá se diferenciar tanto assim.

4. Defina um Local de Estudo

A dica é procurar um local na sua casa que seja calmo e tranquilo e esse ambiente não pode ser o seu quarto.

Estudar no quarto condiciona o seu cérebro a entender que é o momento de relaxar e isso acaba levando a distrações, por essa razão procure uma sala ou qualquer outro ambiente que seja agradável para estudar.

Essa é uma das vantagens de quem estuda para concurso por meio de cursinhos, pois a sala de aula é um ambiente que geralmente não oferece tantas distrações.

Se não tive nenhum local para estudar em casa, procure uma biblioteca ou coworking.

5. Organize Seu Tempo

Depois de ter todo conteúdo a disposição e podendo ser facilmente acessado, é o momento de organizar o seu tempo para então começar a estudar para o concurso público.

Planeje então todo o cronograma de maneira semanal, onde cada dia você vai se dedicar a uma materia.

Lembrando sempre dedicar de 2 a 4 horas por dia para estudar, esse tempo é mais do que suficiente para você conseguir a sua aprovação e o tão desejado cargo em um concurso público.

Você então vai determinar o tempo médio para cada matéria, proporcionando maior tempo para os conteúdos que tem mais dificuldade.

A dica é começar pelos assuntos que são mais difíceis, pois você estará com mais energia no começo dos estudos e conseguirá absorver melhor o conteúdo.

6. Resolva Questões

Com todo o cronograma definido e para o melhorar o seu aproveitamento de como estudar sozinho para concursos sozinho, resolva questões referentes aos assuntos vistos. Isso ajuda você a fixar o conteúdo na mente.

Vale também resolver as questões das provas anteriores, assim você consegue entender o nível de questão e o tempo que será levado para resolver cada uma delas.

7. Faça Redações

Normalmente, os concursos públicos exigem que os candidatos se submetam a uma prova de redação, logo você precisa ter experiência na criação desse tipo de conteúdo.

A melhor maneira de fazer uma boa redação é praticando.

É imprescindível também que você se mantenha atualizado, pois na redação, geralmente, é cobrado para escerver sobre um tema da atualidade.

8. Descanse

Descansar também é uma parte importante para que está se preparando para concurso público, pois uma mente cansada não é produtiva.

Cuide então da sua saúde física e mental, durma pelo menos 8 horas por dia e se alimente de maneira correta. Tudo isso faz uma diferença enorme, pois você terá mais energia para focar nos estudos.

Banner AcitonPro

Deixe um comentário

avatar
Fechar Menu