Como Estudar para Concurso: Um Guia Definitivo Para Sua Preparação

Está procurando saber como estudar para concurso? Neste artigo, vamos mostrar um guia definitivo para sua preparação.

Quem não deseja ter um emprego com estabilidade, salário acima da média e uma jornada de trabalho que proporcione ter mais tempo livre? Esse é o objetivo profissional de milhões de brasileiros.

Porém, até o momento da aprovação em um concurso público é preciso passar por várias etapas e, geralmente, muitas vezes surge uma dificuldade inicial, que é a de como começar a estudar para o concurso.

Banner

Por não saberem como se organizar para estudar, muita pessoas acabam perdendo tempo e se dedicando a assuntos que não vão cair na prova.

Já outras pessoas, não conseguem ter foco nos estudos e há outras que estudam bastante, mas no fim parece que não conseguiram absorver quase nada.

Se você tem alguma dessas dificuldades durante a sua preparação para concursos, leia todo o nosso guia de como estudar para concurso.

Guia de Como Estudar para Concurso

Defina o qual o seu objetivo

Alvo de Dardos

Você precisa ter um objetivo bem definido em relação a concursos.

A primeira coisa que você precisa fazer é definir uma área (bancária, policial, tribunal, fiscal, saúde etc.) e, dentro dessa área, escolher um concurso para focar seus estudos. Pode ser até mais de um concurso, contanto que as disciplinas não sejam muito diferentes.

Para definir seu objetivo analise alguns pontos como:

  • Afinidade com a área
  • Carreira
  • Atribuições do cargo
  • Salário e os benefícios
  • Local de trabalho
  • Jornada de trabalho

Procure um local apropriado para estudarGaroto Estudando

O ideal é que você tenha um local silencioso, sem distrações e agradável para estudar.

É importante evitar que as distrações ocorram e, para isso, uma das coisas que você deve fazer é deixar o celular no silencioso ou desligado em quanto estuda.

Mantenha todo o material que precisa por perto, de forma acessível, para que não fique interrompendo seus estudos para ter que procurar por algo.

Se em sua casa houver barulho que atrapalhe ou barulho vindo da vizinhança, veja a possibilidade de ir estudar em uma biblioteca ou sala de estudos.

Em muitas cidades já existem empresas que fornecem o serviço de sala de estudos, onde a pessoa paga uma taxa para usar o espaço por um determinado tempo. Para encontrar bibliotecas públicas, você pode pesquisar nesta página.

Para ter um estudo produtivo, você precisa também estar com o corpo e o cérebro descansados, por isso não abra mão de dormir bem, se alimentar bem e praticar exercícios físicos.

Comece sua preparação quanto antes

AmpulhetaUm fator importante para quem vai se preparar para um concurso público é começar a se preparar quanto antes.

Não cometa o erro de esperar o edital ser lançado para começar a estudar. O período entre a publicação do edital e a prova, costuma ser curto para estudar todo o conteúdo.

Começando a estudar antes é bem provável que você fique confuso em relação aos assuntos, mas não se preocupe, pois, geralmente, o que é cobrado não muda tanto. É possível se basear pelo edital do concurso anterior.

Um passo-a-passo para começar sua preparação antecipada é:

  1. Ver se há previsão para o concurso que você pretende fazer (pode ser visto aqui);
  2. Baixar o edital da última prova e ver qual foi o conteúdo programático;
  3. Baixar as provas de concursos anteriores (pelo menos de 2) e resolver as questões;
  4. Separar os assuntos que foram cobrados com mais frequência nas provas anteriores para manter como prioridade nos estudos.

Quando sair o edital do novo concurso, leia-o todo e veja o que foi acrescentado.

É importante também conhecer o perfil da banca examinadora que irá realizar o concurso.

Planeje e organize seus estudos

Agenda

Iniciar os estudos sem planejamento e organização é um dos principais erros de quem está se preparando para concursos públicos.

Para planejar e organizar seus estudos monte um cronograma de estudos.

Se você for começar sua preparação antecipadamente, use as disciplinas do último edital no seu cronograma e quando sair o edital do novo concurso, atualize o que for necessário.

Escolha o material de estudos

Você gosta de estudar por livros, apostilas físicas, apostilas digitais ou videoaulas? Ou gosta de fazer uma combinação desses materiais?

Tendo em mente qual tipo de material você pretende usar para estudar, pesquise bem antes de comprar. Veja a opinião de outras pessoas que compraram e se informe se o material está atualizado e se aborda o conteúdo programático do edital.

Algumas opções de sites para adquirir cursos e apostilas para concursos:

Para pesquisar preços de livros e apostilas para concursos:

Mantenha a motivação e não desista

“Concurso não se faz para passar, mas até passar.”

William Douglas

Se preparar para um concurso público não fácil, é preciso estudar bastante, ter disciplina e abdicar de algumas coisas que gostamos de fazer. E sem estar motivado é difícil manter uma boa rotina de estudos, pois acabamos procrastinando.

Para se manter motivado, pense em como sua vida será melhor quando estiver no cargo público que almeja.

Veja também depoimentos de pessoas que passaram em concursos, geralmente, elas tem uma história de determinação que acaba nos inspirando e consequentemente nos deixando mais motivados.

E por último, é importante não desistir após uma reprovação. Mesmo que sua aprovação demore para acontecer, desistir faz com que você jogue no lixo todo o tempo e esforço que já havia dedicado e, sem sombra de dúvidas, esse é um dos maiores erros que você pode cometer.

Gostou do Guia? Compartilhe e deixe um comentário! 🙂

Banner

1.356 votes, average: 4,90 out of 51.356 votes, average: 4,90 out of 51.356 votes, average: 4,90 out of 51.356 votes, average: 4,90 out of 51.356 votes, average: 4,90 out of 5 (1.356 avaliações, nota: 4,90 de 5)
Loading...

Deixe um comentário