Como Fazer uma Boa Redação para Concurso

Ao ler o edital, muitos candidatos se deparam com as especificações da redação e acabam ficando desanimados, pois essa fazer um boa redação exige muita leitura, conhecimento e prática.

Fazer uma boa redação requer que você tenha o domínio total sobre o assunto que será exigido, pois não adianta escrever muito ou tentar enrolar o máximo possível, a banca examinadora consegue perceber tudo isso.

O problema de como fazer uma boa redação para concurso também está relacionado a língua portuguesa, isso porque você precisa ter um bom conhecimento de gramática, concordância, regência, pontuação, crase e muito mais.

Entretanto, tudo isso só pode ser aprendido através de um estudo de anos, pois o assunto é amplo e sofre alterações muitas vezes, logo se faz necessário que você tenha uma boa base de português para então conseguir criar uma ótima redação.

A boa notícia é que com algumas dicas você consegue elaborar uma boa redação.

Dicas de Como Fazer um Boa Redação para Concurso

1. Estude diversos temas

Não dar para adivinhar qual será o tema da redação, porém você pode se manter atualizado sobre o que tem ocorrido.

Muitas vezes o tema da redação está relacionado com algo da atualidade e a prova já conta com um texto base para que você consiga ter uma referência.

Logo, dominar o tema que irá cair na redação é o primeiro passo para ter uma pontuação boa, mas para isso você precisa conhecer o tema, não é mesmo?

A recomendação é comprar revistas que falem sobre atualidade e ler as redações de outras pessoas que já passaram pelo que você está vivenciando hoje.

2. Conheças as regras gramaticais

Erros de grafia e de concordância fazem com o que o candidato perca muitos pontos e isso pode ser extremamente prejudicial para a sua aprovação.

Em concursos que exigem ensino médio, por exemplo, esperam-se no mínimo que o candidato não cometa erros bestas de ortografias.

Para então fazer uma ótima redação, você precisa ter muita afinidade com o português.

Vale a pena revisar assuntos vistos anteriormente, pois é comum esquecemos, além de também ler bastante, pois isso ajuda você a ter uma boa base.

3. Você vai ter que argumentar

Antes de começar a fazer a redação você deve saber que será necessário argumentar, pois a banca espera que você defenda um ponto de vista coerente. Ter um hábito de leitura vai ajudar você a desenvolver essa habilidade.

Você pode aprende também isso em um curso online de redação.

4. Treine bastante

Para fazer uma redação digna de uma boa pontuação, você precisa treinar bastante, escrevendo sobre os mais diversos temas.

Se possível, tenha um professor para fazer a correção da sua redação, assim é possível saber em quais quesitos você estar errando mais e então corrigi-los para um melhor aproveitamento seu.

5. Faça o que a banca pede

Se a banca examinadora der instruções para fazer alguma coisa, faça o exatamente o que ela pede.

Por exemplo, se para escrita do texto a banca pedir que você coloque um título e assine com o seu nome, é isso que você deve fazer.

Desobedecer essas regrinhas, que por vezes são chatas, pode fazer com que você perca pontos importantes para a sua aprovação no concurso.

6. Se possível, faça um curso de redação

O brasileiro não ler muito e tem muita dificuldade de escrever, esse é um problema comum, mas ele pode ser amenizado ou até mesmo resolvido através de um curso de redação.

Geralmente, esses cursos não cobram tão caro e podem ser realizados por um período curto de tempo, lá você aprende tudo sobre redação para concursos públicos.

Todas as informações que você tiver serão valiosas no momento da elaboração do tema, então caso tenha condição, invista em um curso de redação.

A Estrutura da Redação

Todas essas dicas ajudarão você a estar preparado para o momento decisivo, que é a hora de montar a re

Porém, você precisa ter o conhecimento da estrutura da redação, pois é isso que a banca examinadora espera de você.

Na maioria dos casos, é cobrado o texto dissertativo-argumentativo, por esse motivo é sobre a estrutura que vamos falar a seguir.

A redação quando é dissertativa-argumentativa deve ser feita num molde de uma estrutura rigorosa.

Em casos onde essa elaboração é feita de maneira incorreta, você corre o risco de até mesmo de receber nota zero na redação, ou seja, fica impossível ser aprovado dessa maneira.

Respeite então a introdução, desenvolvimento e conclusão. Vamos falar sobre essas etapas a seguir.

1. A introdução

A introdução mostra para o examinador que você conseguiu entender bem o tema que está sendo cobrado.

Nessa primeira parte da redação você deve expor alguma informação referente ao tema e também introduz a maneira com que você vai desenvolvê-lo.

  • Primeiro você precisa afirmar algo sobre o tema, levando em conta aspectos gerais, mostrando que entendeu;
  • Depois é só se posicionar sobre, concordando ou discordando, citando a importância e etc;
  • Faça uma breve apresentação sobre o desenvolvimento do tema durante a redação;
  • Lembre-se de ser objetivo, indo direto ao ponto, pois a introdução não deve ser longa demais.

2. O desenvolvimento

Sabe aqui tudo que você falou na introdução? No desenvolvimento é hora que você deve explicar tudo o que foi falado em detalhes.

Disserte sobre o seu ponto de vista, respeitando os Direitos Humanos sempre, e cumprindo o que você prometeu que ia falar no início da redação, isso é essencial.

Dedique no mínimo 2 parágrafos e no máximo 3 para o desenvolvimento do seu texto.

3. A conclusão

Para finalizar, você retoma o seu ponto de vista inicial e criar uma conclusão que confirme que a sua tese é boa e coerente.

Para isso, dedique um parágrafo. Se possível embase sua opinião com algo concreto.

Conclusão

Com essas dicas e recomendações sobre a produção de uma redação, você pode alcançar uma pontuação bastante satisfatória.

O importante é que você pratique bastante, aplique as dicas e respeite sempre a estrutura do texto.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...