Como Fazer Resumo para Estudar para Concurso

Como Fazer Resumo para Estudar para Concurso
Recordista em Aprovações

Resumo é um ótima ferramenta para compreender e memorizar o que foi estudado e deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa que está se preparando para um concurso público. Neste artigo, você vai aprender como fazer resumo para estudar para concurso e quais são os tipos de resumos que você pode utilizar em sua rotina de estudos.

Vantagens de Estudar por Resumo

Algumas pessoas acham que fazer resumos é perda de tempo, mas, sem bem feitos, resumos são bem mais eficientes para os estudos do que simples anotações.

Há um método para fazer resumos eficientes e é o que vamos explicar mais adiante neste artigo.

Algumas das vantagens de estudar por meio de resumo são:

  • A praticidade e a possibilidade de estudar sem grandes esforços;
  • Serve de apoio nas hora das revisões;
  • Ajuda a solidificar o conhecimento na mente;
  • É o tipo de material que dá para levar para estudar em diversas ocasiões, por exemplo, enquanto você aguarda uma consulta médica;
  • Pode ser usado em concursos futuros.

É importante sempre ter um resumo com você para aproveitar para dá uma lida em momentos de ociosidade fora do seu local habitual de estudo.

Como Fazer Resumo para Estudar para Concurso

Fazer um resumo consiste basicamente em destacar do texto as informações mais importantes e anotar com as próprias palavras essas informações. Mas há algumas particularidades nesse processo que vamos explicar aqui.

Lembre-se que é fundamental escrever com suas próprias palavra, pois assim você fixará melhor o conteúdo.

Saiba selecione as informações mais importantes

Para selecionar bem as informações mais importantes é preciso fazer uma leitura inicial atenta do conteúdo e, ao fazer isso, ir destacando (grifando) as ideias centrais e algumas palavras-chave do assunto.

Se você ficar em dúvida se uma informação deve ou não ser colocada no resumo, apenas reflita se é algo que você pode esquecer.

Um resumo é a síntese de informações que você corre o risco de esquecer. Se você já gravou uma informação e dificilmente a esquecerá, não a coloque no resumo.

Faça resumos por temas

Fazer resumos separados por temas além ficar mais organizado, facilitará quando você for fazer suas revisões. Para organizar seus resumos por temas, você pode usar um aplicativo como o Evernote.

Organize as informações em tópicos e subtópicos

Uma forma de fazer resumos eficiente é organizar as informações destacadas em tópicos e subtópicos.

O ideal é que cada tópico e subtópico tenha no máximo um parágrafo de conteúdo. Mas se a informação for muito complexa, pode ser maior.

O importante é que você consiga descrever a ideia central do conteúdo de forma clara, objetiva e que lhe permita  entender o conceito e porque ela está naquele tópico ou subtópico.

Evite incluir informações muito óbvias e também informações sobre conteúdos que você ainda não entendeu, para que seu resumo fique o mais enxuto possível.

Escreva o resumo à mão

Eu sei que é mais cômodo escrever em algum aplicativo como o Word ou Evernote. Mas, em um primeiro momento, escreva o resumo à mão.

Quando escrevemos à mão é mais trabalhoso, ms há estudos que mostram que aprendemos mais e retemos mais informações escrevendo à mão do que digitando.

Posteriormente, você pode passar o resumo para o computar, seja digitando ou digitalizando, para tê-lo disponível para quando precisar.

Use abreviações, abreviaturas e siglas

O uso ade abreviações, abreviatura e siglas vai ajudar a deixar o seu resumo ainda mais enxuto.

Coloque as referências

No fim do resumo ou no fim de cada tópico e subtópico, coloque as referência de onde você tirou a informação: livro, página, site, lei etc.

Esquematize o resumo

Se acha necessário, você pode esquematizar o resumo adicionando: imagens, tabelas, gráficos, desenhos etc. Isso ajudará ainda mais a fixar o conteúdo.

O tamanho ideal do resumo

Não uma regra de tamanho ideal de resumo. Isso depende muito da complexidade do assunto estudado e de quanto você o domina.

Quanto mais você domina um assunto, consequentemente, menor será a necessidade de extrair informações dele para ficar relembrando.

Porém, lembre-se de sempre se o mais objetivo possível ao escrever o resumo. Isso fará que naturalmente seu resumo ficar mais curto.

Erros comuns ao fazer resumos

Há alguns erros bastante comuns ao fazer resumos, veja a seguir.

Não saber selecionar as informações mais importantes

Embora parece simples, muitas pessoas não sabem selecionar bem as informações mais importantes e acabam colocando informações demais no resumo, o que o deixa o resumo muito extenso.

Não ler o conteúdo atentamente

Para fazer um bom resumo é essencial ler o conteúdo atentamente. Apenas dessa forma, você conseguirá extrair bem o que deve ser acrescendo ao seu resumo.

Não escrever de forma inteligente

Mas o que seria isso escrever de forma inteligente?

Escrever um resumo de forma forma inteligente é escrever com suas próprias palavras, de forma  forma clara e objetiva,  em vez de simplesmente copiar o que está no livro ou apostila.

Tipos de Resumos

Há basicamente cinco tipos de resumos que você pode utilizar para estudar: fichamento, mapa mental, resumo em áudio, flash cards e o método Cornell.

Fichamento

Fichamento é o tipo mais tradicional de resumo, bastante utilizado por acadêmicos.

O fichamento consiste basicamente em retirar as principais ideias do texto e os tópicos mais relevantes, e organizar todas as informações em fichas dentro de um fichário.

Você pode fazer fichamento utilizando também o Word ou Evernote.

Um detalhe importante é que deve ser no colocadas, no cabeçalho ou final do ficha, as referências de onde foram extraídas as informações.

Há diferente tipos de fichamento: bibliográfico, temático, analítico e transcrição textual.

Resumo em áudio

Um forma pouco utilizada para fazer resumos é através áudio. Se você é uma pessoas que não gosta muito de escrever, essas pode ser uma ótima opção.

Você pode fazer suas gravações simplesmente usado o aplicativo gravador de voz do seu celular e depois organizar todos os áudios em uma pasta.

Mapa Mentais

Mapa mental é um tipo de diagrama utilizado para organizar e apresentar informações.

Uma forma de utilizar mapa mental em seus estudo é colocando o nome do tema ou matéria no centro no mapa e em suas ramificações colocar os assuntos ou tópicos com seus respectivos.

Em aplicativos como o MindMeister, é possível adicionar arquivos, imagens e links dentro do mapa mental. Você pode, por exemplo, colocar seus resumos escritos no Evernote e dentro do mapa mental adicionar links para as notas que estão lá.

Flashcards 

Flashcards são cartões que você pode anotar informações importantes para serem lembras posteriormente.

É uma ótima ferramenta para memorizar datas, fatos históricos, conceitos etc. E é bastante utilizado no aprendizado de língua estrangeira.

Método Cornell

O método Cornell é um método de anotações que foi criador, na década de 1950, pelo professor de educação Walter Pauk, da Cornell University.

É um método bastante utilizado por estudantes no exterior, mas que vem ganhando vários adeptosno Brasil, principalmente entre concurseiros.

O método consiste em utilizar fichas com três parte onde as informações do resumo, possíveis dúvidas e referências. Ele permite não apenas resumir de textos, mas também aulas e videoaulas, por exemplo.

Considerações Finais

Fazer resumos é essencial para qualquer pessoa que quer estudar de forma mais eficiente, porém só faz sentido se utilizado juntamente com as revisões. Por isso, preparamos um artigo especial sobre como fazer revisões para concursos.

E se você ficou com alguma dúvida de como fazer resumo para estudar para concurso, deixe seu comentário abaixo que vamos lhe ajudar.

Recordista em Aprovações

Deixe um comentário

avatar