Como Fazer um Recurso para Concurso Público

Como Fazer um Recurso para Concurso Público

Quem faz concurso público já deve estar preparado para se deparar com perguntas mal formuladas, que deixam em aberto diversas possibilidades e por isso podem ser facilmente questionadas através de recurso para concurso público.

Assim como todas as provas, as de concursos público também podem ter erros e diante deles, o candidato deve solicitar a revisão da pergunta ou das perguntas a quais consideram incorretas.

Normalmente, quando o candidato entra com recursos e prova que está correto sobre a ambiguidade da questão, por exemplo, a pergunta então é anulada e todos ganham ponto relativo a ela, não importando qual alternativa a pessoa tenha marcado.

Por meio desses recursos é possível ganhar pontos, que por muitas vezes, podem ser decisivos para sua aprovação na prova, pois a banca examinadora nem sempre está 100% correta.

Ao se deparar com essas questões, muitos candidatos não sabem como fazer recursos e é exatamente sobre isso que esse artigo vem esclarecer.

Primeiro, você precisa saber que existem dois tipos de recursos mais comuns, que são os das provas objetivas e os das provas discursivas.

Recursos para Provas Objetivas

O gabarito preliminar da prova objetiva normalmente é divulgado 48 horas depois da aplicação. Esse primeiro gabarito geralmente contém erros, pois ainda não é o definitivo.

Contudo, você precisa conferir seu gabarito com o preliminar que a banca divulgou, assim é possível já ter uma noção sobre quais questões merecem recursos.

Lembrando que erros na formulação da questão e, consequentemente, no gabarito, podem fazer com que você perca a tão sonhada vaga no concurso, por isso tendo a razão ao seu lado é importante que você entre com recurso.

Recursos para Provas Discursivas

Entrar com recursos em provas discursivas é um pouco mais complexo, pois é difícil estabelecer o que foi escrito exatamente na prova.

Por essa razão, sempre confronte as respostas que você escreveu, com as respostas que a banca definiu como correta.

Vale ressaltar que você não pode desconsiderar erros de português e de concordância, pois há penalizações referentes a esses problemas.

Muitas vezes é complicado entrar com recurso referente a erros de português, pois com tantas regras gramaticais que é comum ficarmos confusos, então só vale a pena contestar se você tiver realmente certeza.

Para isso, você pode contar com auxílio de algum professor de português, tornando mais fácil a aceitação do recurso.

Todavia, ganhar recurso contra as questões discursivas é bem mais difícil.

Etapas para fazer um recurso

Sabendo dos tipos de recursos mais comuns para concurso é então o momento de aprender a fazer essa contestação.

O prazo para montar um recurso é bem curto, normalmente em até dois dias úteis após a divulgação do gabarito preliminar, logo você não pode perder tempo.

Para facilitar, separei um passo a passo bem simples que vai lhe ajudar bastante a montar esse recurso.

1. Comparar o Gabarito

A primeira coisa que você deve fazer é comparar o gabarito com a sua resposta, a partir disso, vendo discrepâncias e questões que dão margens a diversas respostas, você pode então se preparar para fazer um recurso.

É importante que você converse com outras pessoas e debata a questão, dessa maneira você terá uma visão mais ampla que talvez não tenha percebido antes.

O que importa é entrar com recurso apenas se a questão realmente estiver mal elaborada, não vale a pena ter todo esse trabalho porque você errou e quer apenas ganhar pontos ali.

Quando o intuito é esse, a banca percebe facilmente e não aceitará o seu recurso.

2. Justificar o Recurso

Tendo então a questão em mãos é importante que você justifique porque ela está mal elaborada, lembrando de sempre trabalhar com aparato teórico.

Apenas escrever que a pergunta estar totalmente fora dos padrões não vai fazer com que seu recurso seja validado, pois não existe justificativa coerente

Em questão em que você tem que interpretar textos, a justificativa muda um pouco de foco, pois você deve se basear nos trechos do texto, citando as diversas interpretações que podem ali existir.

3. Ler o Edital

Vendo essa diferença entre respostas e sabendo que há margens para ambiguidade é o momento que você deve ler o edital.

É no edital que estão todas as informações referentes a qual procedimento você deve adotar, além dos prazos.

O tempo geralmente é curto, por isso é necessário que você esteja atento a divulgação do gabarito preliminar.

4. Montar o Recurso

O recurso se divide 3 partes, a primeira é a anulação da questão, depois a correção da resposta ou a correção do edital.

Logo, você deve montar um recurso onde tenha a sua identificação, citação do que está errado, a sua justificativa ou fundamentação e, para finalizar, o pedido de retificação.

É necessário que o recurso seja claro, com um vocabulário decente, organizado e rico de informações.

Quando o recurso é feito de maneira eletrônica é necessário que você respeite o limite de caracteres, por essa razão vá direto ao ponto e coloque sempre a questão e a resposta do gabarito já no começo.

Dicas para montar um recurso

Algumas dicas para você montar um recurso de maneira correta:

  • Não use palavras de baixo calão e não faça ofensas a banca examinadora;
  • Não monte recursos idêntico a de outra pessoa;
  • Elabore um recurso meticuloso;
  • Opte pela clareza ao invés de uma grande quantidade de palavras;
  • Não recorra a tudo, pois isso mostra que a sua intenção é apenas pontuar mais.

Conclusão

Sabendo de todas essas informações, não tem porque existir receio no momento de entrar com um recurso, pois agora você já tem o conhecimento necessário para elaborar essa contestação de maneira correta.

Se tem dúvidas, converse com alguém que realmente entenda sobre recursos, alguém da aérea de Direito pode lhe auxiliar muito bem nisso.

0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 avaliações, nota: 0,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário

Fechar Menu