Leitura Passiva e Leitura Ativa: Conheça a Diferença

Leitura Passiva e Leitura Ativa: Conheça a Diferença
Recordista em Aprovações

Neste artigo, você vai conhecer a diferença entre leitura passiva e ativa, saber qual é a melhor delas e o que são ilusões de aprendizado. Saber a diferença entre esses dois tipos de leitura vai mudar a forma como você ler livros e estuda para suas provas.

O Que é Leitura Passiva?

Leitura passiva é aquela em que você ler o texto, mas não faz uma reflexão sobre o que está lendo.

Sabe quando você está na recepção de um consultório médico e pega uma revista e começa a ler de forma rápida e superficial, sem para para questionar o que matéria na revista está dizendo? Esse é um bom exemplo de leitura passiva.

Em uma situação como essa, nossa atenção costuma estar divida com o ambiente e as pessoas que estão nele, por isso acabamos não nos concentrando na leitura e logo esquecemos o que acabamos de ler.

Muitas vezes acabamos praticando leitura passiva até mesmo quando estamos estudando algo importante, como o conteúdo para uma prova.

Já aconteceu de você passar horas e horas estudando um conteúdo e achar que aprendeu esse conteúdo, mas quando chegou no dia da prova, você viu que não aprendeu quase nada do que estudou? Isso é chamado de ilusões de aprendizado e é o que vamos explicar a seguir.

O que são ilusões de aprendizado?

As ilusões de aprendizado são quando você acha que aprendeu algo, mas na verdade você não aprendeu.

Por exemplo, quando você reler o texto de uma matéria e acha que assimilou tudo daquele texto, mas na hora da prova não consegue lembra que quase nada, ou quando você olha a resposta de um exercício e achar que entendeu como resolvê-lo, mas na realidade não entendeu 

A releitura é a técnica de estudo mais comum, que é quando você ler e depois reler um texto diversas vezes até conseguir memorizá-lo. Ela nos dá uma sensação de que aprendemos, mas é muito comum ser apenas uma ilusão de aprendizado.

De acordo com uma pesquisa publicada no Science & AAAS, uma técnica mais eficiente que a releitura, e até mesmo que é o uso de mapa conceitual, é prática de recuperação.

A prática de recuperação é o ato de tentar ativamente recuperar informações de nossa memória.

Um exemplo dessa prática seria após você ler o capítulo de um livro, você fechar o livro e recitar em voz alta ou escrevia em um papel os conceitos que acabou de ler.

Essa técnica está totalmente liga a leitura ativa. Continue lendo este artigo que você entenderá melhor.

O Que é Leitura Ativa?

Na leitura ativa, em vez de simplesmente ler um conteúdo, você deve pensar criticamente sobre o que você diz e fazer atividades para procurar entendê-lo melhor, como: correlacionar com outros conhecimentos; cria imagens mentais; exemplificar situações que poderia usar aquela ideia; desenvolve perguntas; faz marações e anotações; discorda ou concorda radical ou parcialmente com o que autor diz.

É uma forma de leitura que exige um pouco mais de tempo e esforço, mas que lhe proporciona uma melhor compreensão do conteúdo uma maior retenção da informações.

Há várias maneira de fazer uma leitura ativa e uma das mais eficazes é utilizando o método o SQ3R. Porém, antes de aprender esse método, confira a seguir dicas simples e práticas que você já pode ir aplicando em suas leituras.

Dicas de Como Fazer Leitura Ativa

1. Questione

Eu uma leitura ativa é fundamental que você questione as informações apresentadas no texto.

Tente entender o porquê das principais informações texto e se alguma informação te deixou com dúvida, anote para pesquisar as resposta sobre essa dúvida.

Um dica complementar é tentar também parafrasear os conceitos apresentados no texto.

2. Preste atenção nos trechos destacado no texto

Se o texto contiver trechos em negrito, sublinhado ou qualquer forma de destaque, dê uma atenção especial a esses trechos.

Se o autor destacou algo no texto é porque aquela informação é relevante.

3. Faça Marcações e Anotações

Muitas pessoas cometem o erro de estudar sem fazer anotações e marcações das partes mais importantes do texto, mas fazer anotações e marcações é é importantíssimo para uma boa leitura ativa.

4. Recite

Recitar é uma das melhores forma de exercitar o que você aprendeu sobre um determinado assunto. E é uma das etapas utilizadas no método de estudo SQ3R.

Quando você consegue explicar bem um assunto, significa que você realmente assimilou aquele conteúdo.

Você pode recitar um assunto falando em voz alta ou mentalmente. Você também pode recitar de forma escrita, pega um papel e escrevendo tudo que você lembra sobre o assunto lido.

5. Imagine aplicações práticas de conceitos que você leu

Pode parece um pouco chato, se você não é uma que gosta de usar a imaginação, mas esse exercício de imaginar uma aplicações prática de conceito que você leu é ótimo para solidificá-los em sua memória. Além disso, esse exercício ajudará a sua estimula a criatividade e senso crítico.

Considerações Finais

Como você viu, a leitura ativa deve ser utilizada sempre que você precisar ter um conhecimento profundo e duradouro de determinado assunto. E para complementar seus estudos é essencial que você também faça revisões periódicas.

E se você ficou com alguma dúvida sobre leitura passiva e leitura ativa, deixe seu comentário abaixo que vamos lhe ajudar.

Recordista em Aprovações

Deixe um comentário

avatar