Músicas para Estudar: Benefícios, Tipos e Dicas de Playlists

You are currently viewing Músicas para Estudar: Benefícios, Tipos e Dicas de Playlists
  • Post last modified:11/10/2021
  • Post category:Dicas

Muitas pessoas gostam de estudar ouvindo música e esse é um hábito que realmente pode ajudar no aprendizado, principalmente se você estiver em um ambiente com muito barulho externo e distrações.

Neste artigo, você vai saber:

  • Quais são os benefícios de estudar ouvindo música;
  • Quais são os melhores tipos de músicas para ouvir durante os estudos;
  • Como estudar ouvindo música da melhor maneira possível;
  • Nossas dicas playlists para estudar;
  • Dicas de como criar sua própria playlist de estudo.
Banner Assinatura Ilimitada Gran Cursos

6 Benefícios de Estudar Ouvindo Música

Há anos a ciência investiga os efeitos da música no cérebro humano e já foram encontrados diversos benefícios, confira alguns deles:

  • Estimula a memorização e interpretação. Um estudo de 2007 da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, observou que ouvir música, especificamente música clássica, pode ajudar seu cérebro a absorver e interpretar novas informações com mais facilidade. E um estudo de 2014, feito com 65 idosos, relatou que ouvir música clássica os ajudou a ter um melhor desempenho nas tarefas de memória e processamento.
  • Melhora a concentração. Um estudo realizado pela Universidade de Caen, na França, relatou que os alunos que estudaram matemática escutando música clássica tiveram uma retenção e um aumento de concentração em torno de 12% em comparação aos que não ouviram música durante os estudos. E um estudo de 2011, feito com 41 meninos com diagnóstico de TDAH, observou que a música pareceu ajudar alguns dos meninos a terem um melhor desempenho em sala de aula.
  • Aumenta a motivação. Pesquisas de 2019 sugerem que a música pode ativar os mesmos centros de recompensa em seu cérebro que outras coisas de que você gosta. Portanto, ouvir suas músicas favoritas durante os intervalos de estudo pode ser utilizado como uma forma de recompensa, ajudando a aumentar sua motivação para continuar a estudar por mais tempo.
  • Reduz o estresse e ansiedade. A música também pode ter um efeito relaxante para a mente. Pesquisas descobriram que a música pode ser usada como uma ferramenta extremamente eficaz para reduzir o estresse e ansiedade.
  • Melhora o humor. Você provavelmente terá mais sucesso estudando e aprendendo novos conteúdos quando estiver se sentindo bem e um estudo de 2013 descobriu que a música pode ajudar a melhorar o humor.
  • Melhora a qualidade do sono. Insônia e outros problemas de privação de sono podem acabar com a sua produtividade. De acordo com um estudo feito com 94 alunos com problemas de sono, o grupo que ouviu música clássica teve melhorias significativas na qualidade do sono e uma diminuição nos sintomas de depressão.

9 Melhores Tipos de Músicas para Estudar

Sabemos que cada pessoa tem um gosto musical diferente e reage de forma diferente ao estudar ouvindo determinado tipo de música, porém, há alguns gêneros musicais que costumam são mais eficazes para o aprendizado. Confira os principais deles a seguir.

1. Música Clássica

Como foi visto no tópico sobre os benefícios de estudar ouvindo música, a música clássica tem diversos benefícios comprovados, sendo o estilo mais citado em pesquisas.

Certamente esse estilo de música está entre os melhores para estudar devido, principalmente, a ser instrumental e com uma baixa frequência de batidas por minuto (entre 60-70 batidas), o que ajuda a manter a concentração por um período mais longo e auxilia o cérebro a reter mais informações.

Para quem ainda não conhece muito bem esse estilo musical, pode começar ouvindo seus principais compositores: Mozart, Beethoven, Bach, Vivaldi, Chopin, Tchaikovsky, entre outros.

2. Sons da Natureza

A música produzida a partir de sons da natureza deixa o ambiente mais de leve e calmo e é bastante indicada para relaxar o corpo, livrar-se da tensão do dia a dia, acalmar a mente e também para estudar.

Muitas pessoas respondem melhor aos sons da natureza do que aos outros tipo de músicas, pois elas são menos perturbadores.

Nas playlists desse de tipo de música, você encontrará sons de cantar de pássaros, chuva, vento, mar, riacho, entre outros.

3. Instrumental com Piano

Piano é um instrumento muito utilizado na música clássica, no entanto, há diversas composições instrumentais originais ou covers de músicas famosas que tocadas ao piano são ótimas para estudar.

O som desse instrumento costumar provocar uma sensação de paz que diminui as tensões e ajuda a manter concentração.

4. Música Acústica

A música acústica é aquela produzida por instrumentos que não são eletrônicos, como: violão, piano, piano, violino, ukulele, violino, instrumentos de sopro e percussão, entre outros.

A música acústica produz uma sensação de relaxamento, porém sem deixar o ouvinte sonolento.

As melhores playlists para estudar desse gênero costumam ser de músicas tocas com violão.

5. Música Ambiente

Música ambiente (conhecida como ambiente music, em inglês) é um gênero musical com o intuito de se denotar ou estimular a criação de uma “atmosfera”, uma “paisagem sonora” ou mesmo para apenas soar como um “discreto complemento” a uma ambiência.

Paisagens sonoras da natureza e sons de instrumentos acústicos como piano, instrumentos de corda e flauta são emulados por meio de sintetizador nas músicas ambiente.

Esse tipo de música produz sons que podem recompensar a escuta passiva e ativa e estimular uma sensação de calma ou contemplação.

6. Lo-fi Hip Hop

Lo-fi hip hop vem se popularizando cada vez mais e um dos motivos é por ter ser tornado o gênero musical preferido de muitas pessoas para estudar e trabalhar.

Apesar de ser um subgênero do hip hop, sua sonoridade não é agressiva e vibrante como o hip hop tradicional.

Suas músicas são marcada por batidas eletrônicas tranquilas e costumam não ter letra.

7. Post-Rock

Muitas pessoas acham que estudar ouvindo rock é algo inviável. Bem, depende do tipo de rock que você vai ouvir porque esse gênero musical é bastante diversificado.

Existe o heavy metal, o hard rock, o punk rock e outros estilos que são não propícios para ouvir durante os estudos. Entretanto, há um estilo de rock ótimo para ouvir durante os estudos: o post-rock.

No post-rock, as maioria das músicas são instrumentais com paisagens sonoras etéreas ou atmosféricas, fornecendo uma música de fundo ideal para estudar.

8. Jazz

Muitas pessoas tendem a pensar no jazz como algo barulhento e cheio de músicos que estão constantemente tentando superar uns aos outros. 

Embora o jazz autêntico, com ênfase na improvisação, tenha produzido muita música complexa e vibrante, muitos artistas do meio produziram diversas músicas com melodias suaves que são perfeitas para usar como música de fundo durante as sessões de estudo.

Esse gênero musical compreende principalmente músicas instrumentais, embora, em alguns casos, você possa encontrar músicas com letras.

9. Binaural Beats

Binaural beat (em português: batida binaural) é considerada uma ilusão auditiva produzida quando você ouve dois sons ao mesmo tempo, um em cada ouvido, com frequências ligeiramente diferentes.

Por exemplo, se você estiver ouvindo em seu ouvido esquerdo um som com a frequência 400 Hz e em seu ouvido direito um som com a frequência 395 Hz, seu cérebro interpretará os dois sons como uma batida própria que será a diferença entre as duas frequências.

Essa diferença entre as duas frequência é a chamada binaural beat que, no exemplo, é 5 HZ.

Embora as pesquisas sobre binaural beats sejam recentes, há estudos que surgem que as batidas nas frequências gama e beta podem ajudar a melhorar a atenção, a memória de trabalho e a memória de longo prazo.

Como estudar ouvindo música da melhor maneira possível

Agora que você sabe quais são os melhores tipos de músicas para ouvir durante sua sessão de estudo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar o uso de música da melhor maneira possível.

  • Ouça em volume baixo ou médio. O ideal é que durante o estudo a música deva permanecer em um volume de fundo, se estiver muito alta pode dificultar a compreensão e a absorção leitura.
  • Evite músicas com letras. Músicas com letras provavelmente irão te distrair mais do que ajudar, principalmente se a música tiver uma letra que você goste.
  • Evite músicas que mudam abruptamente ou não tem um ritmo fixo. Músicas que mudam abruptamente ou não tem um ritmo fixo podem tirar sua concentração durante as quebras de melodia.
  • Evite músicas rápidas. Ouvir músicas rápidas pode deixar sua mente agitada e causar perca de concentração da mesma forma que ouvir músicas em volume alto.
  • Ouça músicas que não mexam com seus sentimentos. Sabe aquela música que te traz alguma lembrança? Pois é, ouvir esse tipo de número durante dos estudos não é uma boa opção.
  • Evite playlists onde a música é interrompida com anúncios. Com certeza você sabe o quanto é irritante quando está concentrado nos estudos ouvindo uma música e do nada começa o áudio de algum anúncio. Isso quebra totalmente a concentração.
  • Tenha uma playlist pronta para o momento de estudo. Quando for estudar já tenha uma playlist pronta para ouvir durante toda sua sessão de estudo, dessa forma você não precisará ficar fazendo pausas para trocar de música.
  • Teste se o tipo de música que você ouvindo está realmente te ajudando. Uma forma de fazer isso é fazer uma pausa e revisar o que você acabou de estudar. Se você perceber que não consegue se lembrar de muita coisa, pode ser hora de mudar o tipo de musica que está ouvindo ou até mesmo voltar estudar sem música.

13 Dicas de Playlists no Spotify para Estudar

Playlists no Spotify para Estudar

Se você ainda não tem definida uma playlist para ouvir durante seus estudos, confira a seleção que fizemos de algumas playlists do Spotify.

Essa seleção de playlists foi feita com base nos melhores tipos de músicas para estudar que citamos anteriormente.

1. Classical Focus

Aumente seu foco com música clássica.

2. Nature Sounds

Sons de pássaros, chuva e ambiente de selva.

3. Peaceful Piano

Relaxe e delicie-se com belas músicas de piano.

4. Intense Studying

Aumento de foco com piano para sua sessão de estudo.

5. Calming Acoustic

Mantenha a calma com faixas acústicas instrumentais.

6. Instrumental Study

Um pano de fundo musical suave para seus estudos.

7. Deep Focus

Mantenha a calma e concentre-se com música ambiente e pós-rock.

8. Brain Food

Eletrônica hipnótica para estudos e relaxamento.

9. lo-fi hip hip music – beats to relax/study to

Uma seleção diária de batidas relaxantes, perfeitas para ajudá-lo a relaxar e estudar.

10. Calm Before the Storm

Melhore a sua concentração com sons etéreos de post-rock.

11. Chilled Jazz

Jazz suave para manter o foco ou relaxar.

12. Binaural Beats: Focus

Aumente sua concentração viajando através de diferentes frequências de ondas cerebrais até atingir o pico de consciência no estado Gama.

13. Concentração Perfeita

Concentração no máximo, sem distrações.

Criei Sua Própria Playlist de Estudo

Criar sua própria playlist de músicas para estudar também é uma ótima opção, pois você poderá colocar nela somente as músicas que mais te agradam e, dessa forma, não precisará ficar pulando as faixas que não te agradaram em playlists feitas por terceiros.

Aqui estão algumas dicas para criar sua própria playlist:

  • Certifique-se de escolher somente as músicas que realmente te ajudaram a manter a concentração enquanto estudava.
  • Crie sua playlist com antecedência para não ter ficar procurando por novas músicas na hora que for estudar.
  • Mantenha sua playlist com tempo suficiente para tocar durante uma sessão inteira de estudo. Se ela ficar menor, deixe ativada a opção “repetir”.

Conclusão

Como vimos, a música pode proporcionar diversos benefícios, como aumento da memorização, concentração, foco, produtividade, entre outros.

Entretanto, você precisa encontrar os tipos de músicas que vão te proporcionar a ter esse benefícios, pois cada pessoa reage de forma diferente ao que ouvi. Há pessoas que preferem estudar até sem ouvir música.

Agora se você é o tipo de pessoa que adora ouvir música para estudar, a dica é: ouça um pouco de cada um dos gêneros musicais e das playlists que citamos e analise quais funcionam melhor para você.

Banner Gran Cursos

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.