Skimming e Scanning: Conheça Essas Duas Técnicas de Leitura

Skimming e Scanning: Conheça Essas Duas Técnicas de Leitura

Neste artigo, você vai conhecer e aprender como utilizar as técnicas de leitura skimming e scanning. Elas servem para obter de forma mais rápida as informação de uma leitura sem que você precise ler todo o conteúdo.

Cursos Online para Concursos Públicos


São técnicas utilizadas na leitura dinâmica e bastante recomendadas para ler e interpretar textos em língua estrangeira. Elas são também aplicadas na primeira etapa do método de estudo SQ3R.

Então, se você estiver se preparando para alguma prova com questões de língua estrangeira ou buscando aprender uma forma de ler mais rápido, conheça a aprenda como utilizar essas duas técnicas de leitura.

O Que é o Skimming?

Skimming significa ler superficialmente. É uma técnica utilizada para identificar rapidamente as principais ideias e o sentido geral de um texto.

Ao ler utilizando skimming, você busca ter uma compreensão geral do texto ser tentar entendê-lo em detalhes.

Essa é um técnica serve para formular hipóteses para quando você for fazer uma leitura mais aprofundada do texto.

O skimming  é simplesmente uma etapa da leitura e ele deve ser feito de forma completa, ininterrupta, do início ao final do texto.

Como Utilizar o Skimming

O skimming é muito utilizado quando precisamos, por exemplo, ler um livro ou uma apostila para responder questões.

Em vez de ler todo do conteúdo, lemos primeiro uma questão e em seguida procuramos no conteúdo aquilo que precismos saber para responde aquela questão.

Skimming também muito utilizado para responder questões de interpretação de texto em língua estrangeira.

Por exemplo, quando vamos fazer uma prova de concurso ou vestibular que tem questões de interpretação de texto em inglês, o skimming acabando sendo bastante útil para encontrar as respostas no texto sem ter que fica perdendo muito tempo lendo o texto por completo.

Ao fazer o skimming em um texto, você deve observar as seguintes pistas tipográficas:

  • Título e subtítulos;
  • Primeiro e último parágrafos;
  • Primeira e última sentenças de cada parágrafo;
  • Sujeito e tempo verbal;
  • Tipo de texto e para quem foi escrito;
  • Gênero textual;
  • Palavras-destacadas;
  • Cognatos e falsos cognatos;
  • Ilustrações;
  • Fonte e referências bibliográficas.

Ou seja, tudo o que possa ser tido como uma informação do que se trata o texto. É muito importante também identificar o sujeito do texto, pois quando você identifica o sujeito toda a interpretação se torna mais fácil.

E lembre-se, a leitura skimming deve ser feita do início ao final do texto de forma rápida e sem interrupções. Não interromper a leitura é o ponto mais importante, você não deve parar para consultar dicionários, para tirar dúvidas da gramática etc.

Você pode utilizar o skimming também para selecionar materiais de estudo e pequisa.

Se você precisa selecionar alguns textos para você para estudar, escrever um artigo ou fazer uma pesquisa científica, você pode utilizar o skimming para filtrar quais materiais serão realmente úteis.

O Que é o Scanning?

Scanning significa ler rapidamente. O scanning é quando fazemos uma “varredura” no texto com o objetivo encontrar palavras-chave específica, frases específica ou ideias.

É um técnica de leitura utilizada para localizar rapidamente uma informação específica, algo que nos interesse, no conteúdo.

Como Utilizar o Scanning

O scanning é recomendado para quando precisamos encontrar rapidamente uma informação em particular.

Alguns bons exemplos de utilização dessa técnica são quando:

  • Fazemos uma busca no Google e olhamos qual site vamos acessar.
  • Lemos rapidamente uma notícia na internet procurando uma informação específica.
  • Procuramos uma palavra no dicionário, um capítulo específico no sumário de um livro, uma data em um texto etc.

Quando você estiver fazendo o scanning, procure por palavras em negrito, sublinhadas, itálico, tamanhos de fontes ou cores diferentes, ou seja, qualquer palavra que esteja de alguma forma destacada no texto.

Skimming x Scanning: Qual Utilizar?

A técnica escolhida dependerá do seu objetivo com a leitura e, dependendo da situação, as duas técnicas se complementam.

Na hora da sua prova, a escolha a que estiver de acordo com o objetivo de cada questão e suas possíveis alternativas.

Se você vai procurar apenas por uma informação específica, utilize o scanning. Caso, seu objetivo seja ter uma rápida compreensão de um texto, utilize o skimming.

E um exemplo onde as duas técnicas se complementam é quando você faz primeiro o skimming para entender o texto e depois faz o scanning para encontrar as respostas.

Considerações Finais

O skimming e scanning são técnicas bastante úteis quando você precisa compreender um texto e encontrar informações específicas de forma rápida. Também auxiliam na seleção do material de estudo, interpretação de textos em língua estrangeira, ao fazer revisões etc.

Se você ficou com alguma dúvida sobre as técnicas skimming e scanning, deixe seu comentário abaixo que vamos lhe ajudar.

Cursos Online para Concursos Públicos


guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments