Como Estudar Administração para Concursos

Neste artigo, você vai aprender 6 dicas de como estudar administração para concursos.

Recordista em Aprovações

Dicas de Como Estudar Administração para Concursos

1. Esqueça os livros de administração

Estudar administração para concursos através de livros acadêmicos não é uma boa opção.

Se você for tentar se aprofundar em cada tópico do edital estudando através de livros, não vai sobrar tempo para estudar as outras matérias do concurso, sem contar que é uma forma pouco eficiente de estudar.

Universitários passam um semestre inteiro se dedicando a estudar um único livro da matéria, quem está se preparando para concurso não pode dedicar tanto tempo de estudo assim a um único livro.

O ideal é estudar através de um material específico para o concurso que você vai fazer.

Os materiais para concursos (cursos e apostilas) costumam abordar de foram resumida os assuntos que mais caem nas provas.

Você até pode usar livros para complementar o estudo sobre algum assunto que não esteja bem explicado em um curso ou apostila, mas, geralmente, um bom material já tem tudo o que o que você precisa para sua preparação.

2. Foque nos assuntos mais cobrados

A matéria de administração tem um conteúdo bastante extenso e existem dezenas de livros de administração que a banca pode utilizar como base para elaborar as questões.

Em provas mais complexas é comum terem algumas questões sobre assuntos que nem imaginávamos que iriam cair.

Essas questões são colocadas com o objetivo para que ninguém consiga gabaritar a prova, mas não se preocupe, seus concorrentes também terão a mesma dificuldade ao encontrar questões assim.

Como é praticamente impossível dominar todo o conteúdo dessa matéria e ainda ter que contar a sorte de não cair nenhuma questão sobre um assunto que seja raramente cobrado, uma dica para se dar bem nas provas é focar nos assuntos que costumam ser cobrados com maior frequências nos concursos.

3. Cuidado com o nome da matéria 

No edital, a matéria de administração pode ser chamada de diversas formas: Administração, Administração Geral, Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Noções de Administração etc.

Acontece que nem sempre o nome matéria tem total relação com os tópicos do edital. Por exemplo, acontecem casos onde a banca coloca Administração Geral, porém os tópicos são sobre o setor público. Então, fique atento a isso.

4. Comece pelos assuntos básicos

Se você está começando a estudar administração e nunca viu nada sobre essa matéria, uma dica é começar pelos assuntos básicos como: planejamento, organização, direção e controle.

Os assuntos básicos vão te dar uma base para estudar assuntos mais complexos como: reforma administrativa, governança e governabilidade, accountability, governo eletrônico etc.

5. Resolva Questões

Resolver questões é a forma de você dizer para seu cérebro que tem que guardar aquela informação. É uma forma também de você entender o estilo da banca, ou seja, a forma como a banca elabora as questões.

Pesquise por questões que sejam realmente ligadas ao concurso que você vai fazer, pois os assuntos de administração podem ser cobrados em níveis muito diferentes de dificuldade dependendo do concurso.

Por exemplo, em concursos da área de TI, as questões de gestão projetos são mais complexas do que as questões de gestão de projetos em concursos da área de administração.

6. Faça Resumos e Revisões  

Não ainda estudar um assunto hoje e tentar lembrar dele daqui a dois meses, é preciso estar constantemente revisando o que foi estudado para ficar gravado na memória.

Um dica para fazer boas revisões é revisar com os resumos feitos por você. Para fazer um bom resumo, você precisa anotar as principais ideias do que você leu, as dúvidas que teve e os conceitos mais importantes.

Gostou das dicas de como estudar administração para concursos? Deixe um comentário!

Recordista em Aprovações

Deixe um comentário

avatar
Fechar Menu