Informática para Concursos: Dicas de Como Se Sair Bem Nas Questões

Quando o assunto é informática para concursos é preciso saber muito mais do que usar o Word e Excel, é necessário saber os conceitos sobre os principiais tópicos de noções de informática.

As provas dos concursos estão cada vez mais complicadas, dentro dessa realidade, conteúdos relacionados a informática vem crescendo bastante, logo ter conhecimento nessa área é um diferencial para o candidato.

Gabaritar as questões informática, muitas vezes, é decisiva para aprovação do candidato.

Geralmente são cobradas no máximo 5 questões dessa área, assim não existe espaços para erros.

É extremamente importante que essa matéria seja também estudada por você, pois muitas pessoas acham que por saberem mexer em um computador já estão aptas para resolver as questões de informática.

Então, separei algumas dicas para você se sair bem nas questões de informática.

Dicas para se sair bem em informática para concursos

Veja a seguir algumas dicas que são essenciais para você ter um bom rendimento na resolução das questões de informática.

1. Avalie seu conhecimento

Saber navegar na internet, criar planilhas e desligar o computador, não garante que você seja uma pessoa que possui realmente conhecimento em informática, pois essa área é bastante ampla.

Portanto, você precisa avaliar o seu conhecimento. Veja se o que você sabe é apenas referente a utilização continua do computador ou se você realmente tem algum embasamento teórico sobre informática para concursos.

Muita gente não tem, por isso é necessário procurar materiais que lhe ajudam a entender um pouco mais sobre essa linguagem de forma mais teórica possível.

2. Procure bons materias

Você pode encontrar bons apostilas de informática na internet, assistir aulas no YouTube ou fazer um bom curso online.

3. Organize seu tempo

Estudar para português e matemática é essencial, mas dedicar um tempo par estudar informática também é importante, já que a maioria dos aprovados costumam gabaritar essa matéria, então é preciso que você estude para fazer o mesmo.

Dessa maneira, organize o seu tempo e defina a quantidade de horas que você irá se dedicar a essa matéria.

4. Resolva questões

A resolução de questões é uma ótima forma estudar qualquer matéria e com informática não é diferente.

Separe um tempo para resolver as perguntas, anotando com atenção o que for necessário.

A melhor maneira é sempre resolver as questões de informáticas das provas de concursos anteriores. Elas são facilmente encontradas na internet de forma gratuita.

Conteúdos mais cobrados em noções de informática para concursos

No edital você encontrará todas as informações referentes aos conteúdos que serão cobrados na prova, mas se você é daqueles que se dedica antes do edital ser publicado, veja abaixo os conteúdos mais cobrados em noções de informática.

Sistemas Operacionais

Muita gente que faz concurso conhece apenas o sistema operacional Windows, no entanto, você precisa ter conhecimento sobre os outros sistemas, principalmente o Linux.

Geralmente, nas provas são aplicadas questões referentes a sistemas operacionais perguntando o conceito, já em outros casos são cobrados procedimentos básicos.

Há casos em que outros sistemas operacionais caem na prova, por isso a importância de ler o edital.

Navegadores de Internet

Os navegadores que mais caem nas provas de informática são o Internet Explorer, Firefox e o Google Chrome.

Normalmente, as questões caem de maneira contextualizada, mas não há o que se preocupar, pois todos esses navegadores possuem as configurações e funções bem semelhantes.

Porém, isso não significa que você deve apenas estudar sobre um. Algumas questões específicas podem cair, então é necessário ter o conhecimento sobre cada um deles.

Aplicativos ou Softwares

Os aplicativos ou softwares são assuntos comuns também nas provas, valendo destacar o Office e o LibreOffice.

Dentro do Microsoft Office você deve saber, principalmente, aqueles que realizam as tarefas essências:

  • Excel: no Excel são cobradas funções, mas geralmente isso acontece em concursos específicos.
  • Word: para o Word são questionadas suas funções ou como é feita sua utilização para encontrar determinado atalho.
  • Power Point: É importante saber a sua finalidade e conceito.

Vale lembrar que existem diversas versões desses aplicativos, por esse motivo você precisa estar alinhado com o que fala o edital do concurso público.

Mesmo tendo as funções parecidas, diferenças de anos nessas versões podem causar confusão, podendo fazer com que você perca questões.

Correio Eletrônico (E-mail)

É perceptível que muitas provas de concursos possuem questões a utilização de correio eletrônico.

As questões, geralmente, referem-se à finalidade do correio eletrônico, assim com os provedores mais populares.

É importante que você saiba como realizar o cadastro nesses provedores, como é o caso do Gmail, Yahoo e Hotmail, pois ela sãos os mais comuns e, consequentemente, os mais cobrados.

Mais Conteúdos!

Existem provas de concursos que cobram até mesmo o conceito de internet, então não deixe de estudar sobre isso.

Vale também organizar na sua lista de assuntos para estudar, conteúdos relacionados também a segurança, como é o caso dos antivírus.

Aprenda sobre vocabulários da internet e atalhos no teclado de um computador, tudo isso também cai muitas em provas de concursos públicos.

Conclusão

Agora você já sabe todas as dicas e assuntos que mais caem em noções de informática para concursos. Logo, é o momento de colocar a mão na massa e começar a estudar para garantir a sua aprovação!

[ratings]

Deixe um comentário

quatro × dois =