Trilha Estratégica: O Que, Como Funciona e Vale a Pena?

Trilha Estratégica Estratégia Concursos

Sabendo que muitos concurseiros têm dificuldade com organização, escolha dos assuntos para estudar e o que revisar, o Estratégia Concursos criou a Trilha Estratégica.

Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e se vale a pena utilizar esse material.

O que é a Trilha Estratégica?

A Trilha Estratégica do Estratégia Concursos é um plano de estudos, elaborado por um coach que já foi aprovado no concurso ou exame, com orientações do que você deve estudar e quando deve estudar.

Nela, você encontrará orientações de quais videoaulas deve assistir, quais páginas do material em PDF deve ler e quais questões deve resolver.

Como funciona a Trilha Estratégica?

A Trilha Estratégica é composta por três elementos: o coach, o PDF da Trilha e a comunidade de alunos no Telegram.

  • Coach: é o responsável por criar a Trilha e acompanhar os alunos no Telegram. Ele compartilha dicas no PDF da Trilha e por meio de áudios, vídeos e transmissões ao vivo na comunidade de alunos.
  • PDF da Trilha: é liberado semanalmente na seção “Trilhas Estratégias” na “Área do Aluno”. O material tem como foco os assuntos mais cobrados em provas anteriores.
  • Comunidade de Alunos no Telegram: é o local onde você terá contato com o coach organizador da Trilha, receberá dicas de estudo e poderá tirar suas dúvidas.

Há quatro tipos de Trilhas Estratégicas com foco em diferentes perfis de alunos:

  • Trilha Regular: direcionada aos concursos que ainda não têm edital publicado e têm como objetivo fornecer orientações de estudo para o aluno iniciante. A Trilha Regular costuma ser extensa, pois necessita cobrir todo o conteúdo programático do edital.
  • Trilha Avançada: direcionado aos concursos que estão mais “quentes”, mas que ainda não têm edital publicado. Diferente da Trilha Regular, a Trilha Avançada é feita para o aluno mais avançado, que já possui uma boa base das disciplinas e necessita apenas focar mais em resolver questões e fazer revisões.
  • Trilha Pós-Edital: é uma Trilha disponibilizada após a publicação do edital. Normalmente, a Trilha Pós-Edital é mais extensa do que a Trilha Regular e tem como foco o aluno intermediário ou avançado.
  • Trilha Reta Final: é disponibilizada em um período próximo à prova ou após a retomada de um concurso que havia sido suspenso já com o edital publicado. A Trilha de Reta Final é focada em questões e revisões dos assuntos mais importantes para a prova, sendo ideal para o aluno que já fechou o edital do concurso.

O Estratégia Concursos também disponibiliza as Trilhas de Disciplinas que são para o aluno que precisa fazer ajustes em seu estudo com base no nível em que ele está em determinada disciplina.

YouTube player

Como utilizar a Trilha Estratégica?

O primeiro passo para utilizar o material da Trilha Estratégica é identificar quanto tempo você terá mais ou menos até a prova e em qual nível de preparação você está para o concurso, ou seja, se você é iniciante, intermediário ou avançado.

Identificando esses dois pontos fica mais fácil escolher o tipo de Trilha certa para utilizar em seus estudos.

Você também deve analisar qual a sua disponibilidade de tempo para cumprir as tarefas propostas na Trilha.

A Trilha Estratégica vale a pena?

Em nossa opinião, sim, vale a pena utilizar o material da Trilha Estratégica, principalmente se você não sabe por onde começar sua preparação ou tem dificuldade de estudar sem orientações.

O único ponto negativo que ressaltamos é que algumas pessoas podem não conseguir seguir à risca o cronograma das Trilhas, devido principalmente a disponibilidade de tempo livre para estudar.

Nesse caso, o melhor é seguir no seu próprio ritmo, sem ficar preso ao cronograma organizado pelo coach.

Qual a diferença entre a Trilha Estratégica e o Passo Estratégico?

Enquanto a Trilha Estratégica é uma espécie de guia ou plano de estudos com indicações de tarefas para você seguir durante a sua preparação, o Passo Estratégico é um material que visa a orientar a como fazer revisões mais eficientes.

Como ter acesso à Trilha Estratégica?

Para ter acesso à Trilha Estratégica, você deve ser assinante da Assinatura Premium ou Assinatura Platinum do Estratégia Concursos, ou adquirir um Pacote Completo que contenha a Trilha em seu material.

Sobre o autor

Erick Melo

Erick Melo

Erick Melo é servidor público, autor e editor do site Dr. Concursos. Ele acredita que a educação é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional, e trabalha para oferecer conteúdos de qualidade que auxiliem as pessoas a se prepararem para concursos públicos.

Sobre o autor

Erick Melo

Erick Melo

Erick Melo é servidor público, autor e editor do site Dr. Concursos. Ele acredita que a educação é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional, e trabalha para oferecer conteúdos de qualidade que auxiliem as pessoas a se prepararem para concursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *