Coaching para Concursos Vale a Pena?

Você sabe o que é o coaching para concursos, como o coach de concursos atua e como ele pode te ajudar? Se ainda não sabe, veja todas essas informações aqui nesse artigo!

Investir um coaching, mentoria ou consultoria para concursos vale a pena?

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre coaching, pois esse serviço já está no mercado há muito tempo e tem a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de diversas áreas da vida de uma pessoa

A principal atuação do coaching envolve a conquista de um determinado objetivo, logo é totalmente aplicável para concursos, pois os candidatos muitas vezes possuem dificuldades que não são superadas por conta própria.

Dentre os problemas enfrentados pelos concurseiros vale destacar a falta de concentração, a constante sensação de fracasso e, o mais comum, a ausência de motivação.

Nesse cenário, o serviço de coaching para concursos entra em ação, pois como você já deve saber, o profissional vai te auxiliar a conseguir a tão sonhada aprovação no concurso que você irá fazer.

Fazer um coaching para concursos traz muitas s vantagens, dentre elas se destacam a melhora no rendimento dos seus estudo e o preparo emocional.

Você aprenderá a ter mais confiança, pois você terá um profissional ao seu lado lhe ajudando a manter-se organizado e motivado, e isso faz toda a diferença.

Entretanto, o processo de coaching para concursos não garante que você irá passar, o que ele irá fazer é a utilização de técnicas que melhorarão o seu rendimento nos estudos.

Assim, a aprovação só depende de você, porém você terá uma força maior com esse profissional lhe acompanhando.

Como o coaching para concursos funciona?

O coach, como é chamado o profissional dessa área, será como um treinador para o coachee, que no caso é você, ele será alguém que estará lhe guiando para atingir a meta, que no seu caso é a aprovação em um concurso público.

A atuação do coach de concursos envolve fazer você ter um rendimento melhor, ajudando a expandir o seu potencial e, consequentemente, ajudando a atingir o seu objetivo o quanto antes.

As sessões de coaching são muito semelhantes a uma consultoria, inclusive esse é um método muito usado no mundo corporativo, onde é fornecido todo o suporte necessário para o coachee (aprendiz do coach).

Durante o processo de coaching, o profissional vai descobrir quais matérias você tem maior dificuldade e irá traçar formas possíveis para você superar esse problema.

Além disso, ele também avaliará todos os possíveis obstáculos que impedem você de passar no concurso, seja ausência de organização, concentração, disciplina ou até mesmo a falta de técnica.

O coach irá elaborar todo um método de estudo que seja adequado a sua rotina, levando em conta a sua capacidade de entender todo o conteúdo, pois de nada vale estudar por horas a fio e não compreender nada.

Portanto, para aplicar o coaching para concursos, o coach deve ser totalmente capacitado, possuindo todas as instruções necessárias para te prestar um serviço de qualidade.

Vale ressaltar que em muitos casos o coach é um profissional que já passou em concurso público, isso mostra que ele possui credibilidade e entende do assunto.

Método utilizado pelo coach

O processo de coaching para concursos não tem uma receita pronta para fazer você conquistar a aprovação, pois as pessoas possuem dificuldades diferentes, logo não tem como há um método padrão que se aplica a todos os casos.

Entretanto, todo o processo passa pelas mesmas etapas.

1. Entrevista

A primeira etapa consiste em uma entrevista, geralmente o contato é feito através de Skype ou telefone.

Nesse primeiro contato o coach terá apenas o intuito de conhecer você melhor, onde ele fará diversas perguntas, que envolvem tanto o nível pessoal como o profissional.

A medida que você responde, o coach anota as informações para entender seu melhor seu caso, e averiguar qual abordagem será melhor para aplicar.

Com certeza ele perguntará se você tem vontade de passar em um concurso em especifico, a quanto tempo você tenta a aprovação, quais matérias tem mais dificuldade, se você segue um cronograma de estudos, entre outras perguntas.

 2. Planejamento e Método

Sabendo então em qual concurso você deseja passar, tendo escutado todas as suas queixas e dificuldades, ele então estará apto para fazer um planejamento e montar um método que funcione para você.

Nesta etapa, ele já saberá o método que aplicará com você, ajudando a montar um cronograma de estudos, a fazer uma análise do edital, a definir as metas que você deve atingir, ou seja, toda uma preparação específica para você.

Assim, o coach entrará em contato você, informando tudo isso e passando as planilhas e objetivos, visando então que os estudos comecem.

3. Execução e Acompanhamento

A execução depende mais de você do que  coach, pois para o coaching para concursos realmente funcionar, é necessário que você tenha comprometimento.

Você deve estudar e tentar atingir todas as metas que foram estipuladas pelo coach.

Não precisa se preocupar, pois o profissional irá acompanhar o seu progresso e cumprimento das metas, além de também fazer perguntas referentes a dificuldades que você está tendo.

Esse momento é chamado de feedback e normalmente acontece de forma semanal, mas não existe via de regra, vai de coach para coach.

4. Pós-Coaching

Geralmente, o coach lhe acompanhará até o momento que você alcance autonomia e consiga consiga se prepara sozinho para o concurso.

Todavia, se for o seu desejo, você pode sim contratar um coach para lhe acompanhar até a sua aprovação.

Conclusão

Se você está há um tempo tentando, já fez cursinhos, e ainda não conseguiu se aprovado, fazer um coaching pode ser uma ótima opção.

Lembrando sempre contratar de procurar um coach que realmente tenha experiência comprovada. Análise os depoimentos de pessoas que já fizeram e se informe sobre a forma de atuação do mesmo.

Banner
Banner
Banner

Sobre o autor

Erick Melo

Erick Melo

Erick Melo é servidor público, autor e editor do site Dr. Concursos. Ele acredita que a educação é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional, e trabalha para oferecer conteúdos de qualidade que auxiliem as pessoas a se prepararem para concursos públicos.

Sobre o autor

Erick Melo

Erick Melo

Erick Melo é servidor público, autor e editor do site Dr. Concursos. Ele acredita que a educação é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional, e trabalha para oferecer conteúdos de qualidade que auxiliem as pessoas a se prepararem para concursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *