17 Dicas de Como ter Motivação para Estudar para Concurso

Como ter motivação para estudar para concurso
“A motivação é uma força interna que nos impulsiona a agir e a realizar nossos objetivos.”

Manter a motivação para estudar para um concurso público pode ser algo desafiador, principalmente quando já estamos há bastante tempo buscando uma aprovação.

E sabemos que ter motivação é fundamental para o sucesso em qualquer área da vida, não sendo diferente para concursos públicos.

Portanto, neste artigo, daremos 17 dicas de como ter motivação para estudar para concurso.

Tipos de Motivação

Antes de tudo você precisa saber que existem dois tipos de motivação:

  • Motivação Intrínseca: é uma automotivação — surgi sem a necessidade de motivadores externos — para realizar uma tarefa ou atividade devido ao senso de significado e satisfação que ela traz.
  • Motivação Extrínseca: esse tipo de motivação vem de fora de si e envolve motivadores externos, como elogios, reconhecimento e outras formas de gratificação direta.

É importante entender como funcionam esses dois tipos de motivação e que ambas podem ser utilizadas de maneira eficaz para alcançar seus objetivos e metas pessoais e profissionais.

Dicas de como ter motivação para estudar para concurso

1. Defina seu objetivo e deixe-o sempre à vista

A primeira etapa para manter-se motivado para estudar para concurso é definir qual é o seu objetivo, ou seja, para qual cargo público você deseja passar.

Seu objetivo deve ser algo que você realmente queira, não algo que os outros queiram.

Após defini-lo, anote e coloque em um lugar que você possa ver todos os dias, como na sua mesa de trabalho ou na parede do seu quarto.

Isso ajudará você a se lembrar diariamente o que deseja alcançar e a manter-se motivado durante todo o caminho.

2. Imagine como será sua vida após alcançar seu objetivo

Outra dica essencial para manter a motivação para estudar para concurso é imaginar como será sua vida após alcançar seu objetivo.

Como você se sentirá? O que você fará? Como isso melhorará sua vida?

Visualize-se alcançando seu objetivo e imagine o quão gratificante isso será.

Isso ajudará você a se manter motivado e lembrar por que deve dedicar tanto tempo e esforço para passar num concurso público.

3. Defina metas claras e alcançáveis

Antes de começar a estudar, defina metas claras e alcançáveis: metas que sejam desafiadoras.

Essas metas pode ser desafiados, mas não devem ser impossíveis de serem alcançadas.

Isso pode incluir coisas como estudar um número específico de páginas por dia ou por semana, ou atingir uma determinada pontuação em um simulado.

Ao definir suas metas, leve em consideração o seu nível atual de conhecimento das matérias, bem como o seu tempo disponível para estudar e o prazo até a prova do concurso.

Para definir metas claras e alcançáveis, você pode utilizar o método de metas SMART.

Nesse método, a meta é definida em: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Por exemplo, em vez de simplesmente estabelecer “estudar mais”, uma meta SMART seria “estudar 100 páginas de PDF por semana”, essa meta é:

  • Específica: especifica precisamente o que deve ser feito.
  • Mensurável: pode ser medida em número de páginas.
  • Alcançável: 100 páginas por semana é realista de acordo com o seu nível de conhecimento e o tempo disponível para estudar.
  • Relevante: é relevante para o seu objetivo de se preparar para o concurso.
  • Temporal: tem o prazo específico de uma semana.

4. Divida o conteúdo em pequenas partes

Tentar assimilar uma grande quantidade de conteúdo durante suas sessões de estudo certamente resultará em cansaço mental, o que o deixará desmotivado.

Sem contar o risco da procrastinação, pois um dos principais motivos que leva uma pessoa procrastina é saber que tem uma longa tarefa para fazer.

Então, sempre que puder, divida o conteúdo que você irá estudar em pequenas partes.

5. Siga um cronograma ou ciclo de estudos

Um cronograma ou ciclo de estudos organizará sua rotina de estudos de forma mais eficiente e dará uma visão mais clara do seu progresso, o que ajudará na motivação.

Além de ajudar na rotina de estudos e na motivação, um cronograma ou ciclo de estudos também te ajudará a controlar o estresse durante sua preparação.

Pois, eles permitem que você divida o conteúdo em sessões de estudo mais curtas e intercalá-las, com pausas para descanso, de modo a evitar o cansaço mental, como dissemos na dica 4.

6. Identifique os horários que sua energia e nível de concentração estão em alta para estudar

Identificar os horários que sua energia e nível de concentração estão em alta para estudar é uma ótima estratégia para quem busca se manter mais motivado e produtivo durante a preparação para um concurso público.

Uma forma de identificar esses horários é observar como você se sente e como é sua produtividade em cada período do dia: manhã, tarde e noite.

Por exemplo, se você costuma demorar mais tempo para terminar uma tarefa pela manhã e à tarde do que à noite, então é provável que o melhor horário para você estudar seja à noite.

Identificando os seus melhores horários de estudo, utilize-os em seu cronograma ou ciclo de estudo.

Porém, entendemos que nem todos podem aplicar essa dica, pois muitos concurseiros têm uma rotina de trabalho onde sobra apenas uma parte livre do dia para estudar.

7. Ter um interesse genuíno pelas matérias do concurso

Ter um interesse genuíno pelas matérias do concurso proporcionará sessões de estudo mais prazerosas e menos cansativas, assim você dificilmente se sentirá desmotivado.

Além disso, quando gostamos do que estamos estudando, acabamos desenvolvendo uma motivação intrínseca para continuar, em vez de dependermos apenas de fatores externos (motivação extrínseca).

Porém, despertar esse interesse genuíno nos estudos pode ser desafiador, mas existem algumas maneiras que podem te ajudar a despertá-lo.

Uma delas é encontrar uma forma de relacionar as matérias com situações práticas, isso tornará os assuntos mais relevantes e interessantes.

Por exemplo, se você estiver estudando matemática para concurso, você pode tentar encontrar exemplos de como a matemática é aplicada na prática, como na construção de edifícios ou na programação de computadores.

Outra maneira é discutir os assuntos com outras pessoas ou realizar atividades práticas, como experimentos científicos.

E lembre-se que o interesse genuíno é uma questão pessoal.

Portanto, escolha um método de estudo que lhe seja agradável e teste diferentes maneiras de despertar o interesse genuíno até encontrar aquela que melhor funciona para você.

8. Faça pausas regulares durante as sessões de estudo e recompense seu progresso

Fazer pausas regulares durante as sessões de estudo permitirá que você descanse sua mente e recarregue suas energias para continuar motivado até o final da sessão.

Para determinar o tempo de estudo e das pausas você pode utilizar o método Pomodoro, que é um método simples de gerenciar o tempo de uma tarefa.

Originalmente, nesse método você deve manter-se focado na tarefa por 25 minutos e ao final desse tempo descansar 5 minutos, e após 4 sessões (2 horas) deve descansar 30 minutos.

Mas não se prenda aos intervalos de tempo originais, você pode adaptá-los a melhor forma que achar.

A outra parte dessa dica é recompensar seu progresso. Nos intervalos da sessão de estudo você pode, por exemplo, tomar um café, tomar um chá ou comer um chocolate.

E após a sessão de estudo programada para o dia, pode assistir uma série, assistir a um filme, ouvir música, praticar uma atividade física ou simplesmente descansar.

Fazendo isso, você se sentirá mais relaxado e motivado para retomar os estudos no dia seguinte.

9. Tenha um ambiente de estudo organizado, tranquilo e livre de distrações

Estudar pode ser uma tarefa árdua, ainda mais quando estamos em um ambiente desconfortável, barulhento e cheio de distrações.

Portanto, tenha um espaço de estudo limpo, livre de bagunça, longe de barulhos e distrações e com todos os materiais de estudo organizados e acessíveis.

Se você tem problema em perder a concentração constantemente, liste todas as distrações que você enfrenta quando está estudando e faça o melhor para eliminar cada uma delas.

Por exemplo, você pode:

  • Não ter TV no local de estudo.
  • Colocar o celular no modo avião ou deixá-lo desligado e guardado em outro cômodo.
  • Usar aplicativos e extensões de navegador que bloqueiam sites e feed de redes sociais, como a StayFree e a News Feed Eradicator.
  • Usar um temporizador para marcar o tempo das sessões de estudo. Isso pode ser feito usando o recurso Sessões de foco, do aplicativo Relógio no Windows.

Se não houver um local tranquilo e livre de distração em sua casa, pesquise por bibliotecas e salas de estudos em sua cidade.

10. Encontre um grupo ou parceiro de estudos

Estudar com outras pessoas pode ser uma ótima maneira de se manter motivado.

Além de poder discutir sobre os assuntos do concurso e compartilhar experiências, um grupo ou parceiro de estudos também pode ser uma fonte de apoio e incentivo.

Geralmente, em cursos online para concursos são criados grupos para os alunos poderem tirar dúvidas e interagirem entre si.

Mas, você pode também encontrar pessoas interessadas em formar parcerias de estudo em fóruns online e grupos sobre concursos públicos no Facebook, WhatsApp, Telegram, outros sites e aplicativos.

Outra maneira é perguntar a amigos ou familiares se eles estão interessados em estudar juntos ou se conhecem alguém que esteja estudando para concurso público.

11. Descubra por que você procrastina na hora de estudar

A procrastinação pode ser causada por vários motivos: falta de motivação, dificuldades com a tarefa, distrações, medo de falhar, entre outras coisas.

Caso você sofra com esse problema, identifique o que o leva a procrastinar.

Ao descobrir as causas da sua procrastinação, procure solucionar ou reduzi-la.

As dicas que mencionamos anteriormente são bastantes úteis para a superar a procrastinação na hora de estudar:

  1. Definir seu objetivo e deixá-lo sempre à vista
  2. Imaginar como será sua vida após alcançar seu objetivo
  3. Definir metas claras e alcançáveis
  4. Dividir o conteúdo em pequenas partes
  5. Seguir um cronograma ou ciclo de estudos
  6. Identificar os horários que sua energia e nível de concentração estão em alta para estudar
  7. Ter um interesse genuíno sobre os assuntos do concurso
  8. Fazer pausas regulares durante as sessões de estudo
  9. Ter um ambiente de estudo organizado, tranquilo e livre de distrações
  10. Encontrar um grupo ou parceiro de estudos

A procrastinação é um hábito e, como tal, pode ser mudado com tempo e esforço.

12. Pratique atividades físicas

Exercícios físicos proporcionam muitos benefícios para a saúde física e mental, e também podem ajudar a aumentar a motivação para estudar.

De acordo com esse post do Ministério da Saúde, a atividade física pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, o que pode ser especialmente útil caso você sofra com esse problema.

Se você não tem o hábito de praticar atividades físicas, experimente começar aos poucos — podem ser apenas 2 ou 3 dias na semana — até você se acostumar e se tornar um hábito.

Para quem estuda para concursos policiais e concursos militares já sabe que é essencial ter um bom condicionamento físico para passar no Teste de Aptidão Física (TAF).

13. Consuma alimentos saudáveis

Consumir alimentos saudáveis é uma ótima maneira de melhorar o desempenho cognitivo e manter-se motivado.

Alguns dos benefícios proporcionados por uma dieta saudável, diretamente ligados ao aumento da motivação, são a melhora do humor, da memória e do sono, citados neste artigo no blog da ANAD.

Portanto, dê preferência a alimentos ricos em proteínas, como carnes, peixes, ovos, nozes e grãos integrais.

Eles fornecem aminoácidos essenciais, importantes para a produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, responsáveis por regular o humor e o apetite.

Fontes de carboidrato, como frutas, vegetais e cereais integrais, também são úteis para fornecer energia e melhorar o desempenho cognitivo.

E o mais importante: mantenha-se hidratado.

14. Conheça a história de pessoas aprovadas em concursos, mas não se compare

Conhecer a história de aprovados em concursos públicos é uma ótima maneira de se motivar, mas evite comparações.

Você pode ver depoimentos e entrevistas de aprovados para se inspirar, como de alunos do Estratégia e do Gran, e conversar com conhecidos seus que já foram aprovados.

Aprenda com a história dessas pessoas, mas mantenha-se focado na sua jornada e no seu objetivo.

Todos têm seu próprio caminho para percorrer e seu sucesso só pode ser medido por você mesmo.

O que funcionou para outra pessoa não necessariamente funcionará para você.

15. Cerque-se de pessoas de positivas e afaste-se das negativas

Pessoas positivas costumam nos ajudar a ver o lado bom das coisas e nos incentivar a não desistir.

Cerque-se desse tipo de pessoas durante sua preparação, elas podem te dar apoio emocional e motivação.

Além disso, pessoas positivas costumam ser persistentes e determinadas, o que é inspirador.

Por outro lado, se possível, evite ter pessoas negativas por perto.

Por exemplo, se você tem um amigo ou parente que lhe diz como é difícil (ou até impossível) conseguir passar no concurso público que você deseja, isso pode acabar te desmotivando.

Pessoas assim costumam ser acomodadas e viverem na zona de conforto.

Se necessário, considere reavaliar essas relações e afastar-se delas temporariamente.

16. Não se preocupe com a concorrência, foque no seu objetivo

Quando se trata de passar em um concurso público, é importante lembrar que a concorrência não é o fator mais relevante.

Então, não se desmotive por conta da concorrência, foque naquilo que você pode controlar: sua preparação.

Dedique-se à sua preparação diariamente e tenha a confiança de que, se você se esforçar o suficiente e de forma inteligente, conseguirá sua aprovação, independente da quantidade de candidatos que estão disputando as vagas.

17. Tenha em mente que é uma fase temporária e logo você verá seu nome na lista de aprovados

Se você já tentou algumas vezes e não conseguiu ser aprovado no concurso público que deseja, tenha em mente que isso é apenas uma fase temporária.

É necessário ter paciência e persistência para alcançar seus objetivos e não desistir diante das primeiras dificuldades.

Mesmo após algumas reprovações, não desanime, continue estudando, e logo você verá seu nome na lista de aprovados.

O fracasso é apenas uma oportunidade para começar de novo com mais experiência.

Conclusão

As 17 dicas de como ter motivação para estudar para concurso apresentadas neste artigo abordam estratégias variadas.

São estratégias que vão desde o estabelecimento de objetivos claros e divisão do conteúdo, até a manutenção de uma rotina saudável e a construção de um ambiente propício ao aprendizado.

Ao colocar em prática essas dicas e abraçar a mentalidade de que o esforço é temporário, você estará no caminho certo para alcançar a tão sonhada aprovação no concurso que deseja.

Lembre-se de que cada indivíduo é único, então ajuste as dicas conforme suas necessidades e preferências.

Com determinação, foco e persistência, você se sentirá mais motivado e preparado para enfrentar os desafios e, em breve, estará comemorando a sua aprovação em um concurso público.

Banner
Banner
Banner

Sobre o autor

Erick Melo

Erick Melo

Erick Melo é servidor público, autor e editor do site Dr. Concursos. Ele acredita que a educação é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional, e trabalha para oferecer conteúdos de qualidade que auxiliem as pessoas a se prepararem para concursos públicos.

Sobre o autor

Erick Melo

Erick Melo

Erick Melo é servidor público, autor e editor do site Dr. Concursos. Ele acredita que a educação é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional, e trabalha para oferecer conteúdos de qualidade que auxiliem as pessoas a se prepararem para concursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *