Como Fazer Revisões para Concursos de Maneira Eficiente

Fazer revisões é uma das atividades mais importantes para quem quer se dá bem em uma prova, mas é preciso saber fazer as revisões de maneira correta, mais eficiente. Neste artigo, você aprender como fazer revisões para concursos e vai ver algumas dicas que vão ajudar a tornar as suas revisões ainda mais eficientes.

Recordista em Aprovações

Por que fazer revisões é importante

A nossa capacidade de lembrar de um conteúdo que estudamos diminui a medida que o tempo passa, principalmente ser for um conteúdo novo. E quanto mais demoramos para revisar esse conteúdo, mais difícil será relembra-ló.

Esse declínio na retenção de informações é explicado através da curva do esquecimento, hipótese criada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus.

gráfico da curva do esquecimento

A curva do esquecimento mostra que tendemos a esquecer mais de 50% das informações recém adquiridas em apenas 24 horas a aprendizagem.

E como vencer a curva do esquecimento?

Felizmente, outros estudiosos descobriram que se revisarmos periodicamente aquilo que estudamos, podemos reduzir esse declínio na retenção de informações, superando assim o que a curva do esquecimento nos mostra.

Estudiosos afirmam também que a revisão do conteúdo nas primeiras 24 horas, após o aprendizagem das informações, é o momento ideal para revisar e assim reduzir a quantidade de informações esquecidas.

Se você ainda não faz revisões daquilo que você estuda, você está correndo um sério risco de não lembrar nada ou quase nada daquilo que você estudou e acabar tendo aquele famoso branco na hora da prova.

Por tanto, se você  ainda não faz revisões de forma periódica, tente adicioná-las à sua rotina de estudos.

Como Fazer Revisões para Concursos

Você pode fazer suas revisões basicamente de três maneiras: ciclo, resolução de questões e resumos. Vamos explicar como aplicar cada uma delas em sua rotina de estudos.

Revisão por Ciclo

Se você já utiliza o método de ciclo de estudos, para fazer sua revisão basta recomeçar o ciclo. No momento que você termina o ciclo e o recomeça, isso já é uma forma de revisão.

Se você ainda não utiliza esse método de estudo, leia nosso artigo ensinando como montar um ciclo de estudo para concurso. Esse é um dos método mais usados por concurseirsos de sucesso, e é recomendando por grande parte dos professores de preparatórios.

Revisão por Questões

Após ter estudado e revisado a teoria das matérias é hora de revisar resolvendo questões.

Uma maneira de fazer revisões por questões é resolvendo as questões de provas anteriores. Veja aqui os melhores sites de questões para concursos.

Uma dica é pegar as duas últimas provas do concurso e resolver questão por questão, analisando cada alternativa junto com o material teórico e procurando entender o porquê de alternativa está certa ou errada.

Por exemplo, você está resolvendo uma questão sobre o uso dos porquê, então você vai reler no seu material o conteúdo que explica sobre o uso dos porquês, analisando junto a cada alternativa.

Faça isso com todas as questões da prova, e garanto você conseguirá dominar todo o conteúdo que foi cobrado naquela prova.

Outra opção é você adquirir um material para concurso, como do Estratégia Concursos ou Gran Cursos Online, que vem com teoria + questões.

Revisão por Resumos

Para fazer revisão por resumo, primeiro você já ter esse material pronto, seja em forma de anotações, áudio mapas mentais ou flashcards.

Se você ainda não sabe como fazer resumo de maneira eficiente, leia nosso artigo que ensina como fazer resumo para estudar para concurso.

Quando Fazer a Revisão?

O professor Alexandre Meirelles, criador do método ciclo de estudos, e autor do livro Como Estudar Para Concursos, recomenda que um bom momento para fazer a revisão é antes de dormir, sendo a última coisa a estudar no dia.

A explicação é porque antes de dormir o cérebro está se preparando para relaxar, por isso não é um bom momento para estudar coisas novas, então sendo mais favorável deixar para fazer uma revisão do que foi estudado durante o dia.

Porém, se você não conseguir fazer essa revisão antes dormir, você deve começar o seu próximo de ciclo de estudos fazendo essa revisão que não foi feita no dia anterior.

Se você estiver estudando por ciclos e deixar de estudar um conteúdo novo hoje, não vai ter problema porque no dia seguinte você vai iniciar o seu estudo justamente pela matéria que não estudada no dia anterior.

Lembre-se, é muito importante que você faça a revisão nas primeiras 24 horas depois de ter estudado o assunto, para evitar o declínio na retenção de informações como mostra a curva de esquecimento.

Quanto mais você revisa, mas você está dizendo para o seu cérebro que aquelas informações são importantes.

Quanto Tempo Deve Durar a Revisão?

O ideal é o que tempo gasto para revisar seja curto (no máximo 30 minuto), já que não é necessário reler todo o conteúdo, apenas os pontos mais importantes e os que você ainda não assimilou muito bem. Por isso, é fundamental que você tenha seus resumos prontos.

E a cada nova revisão de um mesmo assunto, o tempo gasto para revisar deve ser ainda menor. Pois, é natural que quanto mais você revisar um assunto, mais vai ficando familiarizado com ele e, consequentemente, acabe gastando menos tempo revisando-o.

No entanto, quando você estiver fazendo um revisão resolvendo questões de provas anteriores ou simulados, é normal que gaste muito mais tempo que nas revisões onde apenas rever o conteúdo.

Dicas Importantes ao Fazer Revisões 

As dicas abaixo são sínteses e complementos do que já dissemos antes sobre como fazer revisões para concursos. É importante você ler essas dicas para ter uma visão geral de tudo o que dito anteriormente.

1. Faça a Primeira Revisão nas Primeiras 24 Horas

Para driblar a curva do esquecimento, a dica é fazer a primeira revisão nas primeiras 24 horas após ter estudado a matéria.

O ideal é que essa revisão seja feita no dia que em você estou a matéria. Por exemplo, vocês estuda a matéria durante o dia, e a noite faz a revisão.

Caso não consiga revisar no mesmo dia, programe para que, no dia seguinte, seja a primeira atividade do seu ciclo de estudos.

2. Revise Periodicamente e Intervalos Não Muito Longos

Par manter o conteúdo da matéria sempre fresco em sua memória é essencial que você faça revisões de maneira periódica e intervalos não muito longos.

O recomendado que é depois da primeira revisão, a segunda seja feita em no máximo 7 dias.

3. Faça Marcações (Grifos)

Durante a leitura de um livro, apostila ou material PDF use um marca texto para marcar as palavras-chave, conceitos e tópicos mais importantes do texto.

O uso de marcações facilitará na hora de revisar o conteúdo, pois, teoricamente, você grifou o que era mais importante. Desse forma, você fará uma leitura muito mais rápida na hora da revisão.

Outra vantagem de fazer marcações é que você faz uma leitura ativa do texto, ou seja, você acaba assimilando bem mais o conteúdo lido.

4. Organize o material da revisão

É importante que você tenha bem organizado o material da sua revisão: marcações de texto, resumos, flashcards, mapas mentais etc.

Um dica é organizar esse material em pastas (físicas ou no computador) por matéria. Assim, você não perderá tempo tendo que sempre ficar procurando pelo material na hora de fazer suas revisões.

5. Faça Revisões Curtas

Revisões longas são cansativas e pouco eficientes. O tempo de revisão deve ser curto, porém deve abranger todo o conteúdo a ser revisado.

Mas, para ser possível fazer revisões curtas, você precisa desmembrar os assuntos cobrados no edital em pequenas partes. É muito mais eficiente estudar e revisar conteúdos curtos e bem definidos.

Conclusão 

Agora que você sabe da importância de fazer revisões e como fazê-las, tente colocar tudo isso em prática. Monte seu ciclos de estudos, planeja os dias e horários da suas revisões e, se possível, faça resumos de tudo do que você estudar diariamente.

Um estudo bem feito acompanhado de revisões periódicas bem planejadas será o seu diferencia na hora da prova.

Ficou com alguma dúvida de como de fazer revisões para concursos? Deixe seu comentário abaixo que vamos lhe ajudar!

Recordista em Aprovações

Deixe um comentário

avatar
Fechar Menu